(48) 3222-2580

190 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Santa Catarina

 

Essa história começa em 7 e 12  de novembro de 1828 quando chegaram ao porto de Desterro os navios Luiza e Marquês de Vianna trazendo a bordo os pioneiros imigrantes alemães. Muitos se radicaram na então Desterro, consolidando a presença alemã na Capital do hoje Estado de Santa Catarina. Outros, após meses de espera na Capital, seguiram para o continente onde inauguraram a primeira colonia alemã em Santa Catarina.

A Colônia de São Pedro de Alcântara foi fundada em primeiro de março de 1829, por determinação do governo Imperial. Situada às margens do rio Maruim, o estabelecimento da colônia tinha, entre outros, o objetivo de ocupar o caminho que ligava Desterro à Vila de Lages, no Planalto Serrano, região onde ocorria o comércio de gado. Este caminho a ser consolidado com o estabelecimento de povoações em seu percurso, seria capaz de oferecer suporte àqueles que nele necessitassem trafegar e afastaria o “perigo” representado pelos índios que habitavam toda essa região.

Para prestigiar o “berço” dos núcleos coloniais, o Instituto Carl Hoepcke mantém naquele município o Centro Cultural Casa de São Pedro, que em parceria com a Prefeitura desenvolve atividades de interesse local.

 

Para maiores informações sobre o Centro Cultural Casa de São Pedro, acesse o link abaixo:

Centro Cultural Casa de São Pedro

 

 

FALE CONOSCO

Nome
E-mail
Mensagem

LOCALIZAÇÃO