(48) 3222-2580

O Instituto

O Instituto Carl Hoepcke foi fundado em 07 de junho de 2004 com o objetivo de promover a cultura em geral, bem como a preservação do patrimônio histórico material e imaterial que envolve a memória de seu patrono, Carl Franz Albert Hoepcke – o estruturador do desenvolvimento de Santa Catarina.
Para entender de forma mais adequada a trajetória de Carl Hoepcke, foi necessário ampliar o campo de atuação do Instituto, pesquisando e estimulando a preservação de toda a história e o patrimonio cultural ligados à imigração alemã.

O ICH mantém em sua sede, no centro cultural Ruth Hoepcke da Silva, um centro de documentação e memória com acervo composto por documentos, fotos, mapas, livros e objetos relacionados à história da empresa, da família Hoepcke, de diversas cidades e outros fundos relacionados à imigração alemã em Santa Catarina.
O Centro de Documentação e Memória é aberto ao público pesquisador e pode constituir uma fonte primária para a história econômica do Estado e da imigração alemã.

Também possui biblioteca com muitos exemplares em língua alemã.
Todo o acervo encontra-se em processamento técnico, e esta sofrendo inventário, catalogação, higienização e digitalização quando, então, estará definitivamente à disposição do público.
A criação do Instituto Carl Hoepcke foi uma iniciativa das irmãs Annita e Silvia Hoepcke da Silva, bisnetas de Carl Hoepcke.

Instituto Carl Hoepcke
Centro Cultural Ruth Hoepcke da Silva
Avenida Trompowsky, 355
CEP: 88015300 – Florianópolis

Pesquisa do acervo e visitas sob agendamento
Informações: (48) 3222-2580