(48) 3222-2580

O Centro de Memória

Instalado no subsolo da casa, o Centro de Memória conta com área aproximada de 300 metros quadrados, distribuídos em biblioteca, salas multiuso, sala de consulta digital, galeria e arquivo histórico, onde o acervo está armazenado sob controle de temperatura e umidade relativa do ar.

Os documentos que compõem o acervo do Centro de Memória, de grande interesse de pesquisadores e estudiosos da cultura, da política, da imigração alemã, e do desenvolvimento econômico, comercial e industrial de Santa Catarina vem sendo digitalizados e seu conteúdo paulatinamente colocado à disposição para consulta, nas estações de pesquisa do ICH, enquanto o material em seu suporte original fica resguardado.

O acervo do Centro de Memória do ICH não para de crescer. São doações da comunidade, que, surpreendentemente, fazem ressurgir, por vezes, conjuntos documentais julgados perdidos.

O Centro de Documentação e Memória também possui uma biblioteca em língua alemã e está aberto ao público pesquisador, constituindo-se numa fonte primária no estudo da história política e econômica do Estado e da imigração alemã como um todo.

Desde 2011, através de uma parceria com a FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina, o Centro de Memória vem recebendo materiais e equipamentos que possibilitam a boa interação entre o pesquisador e os fundos documentais. Os pesquisadores, ligados ou não a universidades, são público preferencial do Instituto, que estimula a pesquisa e a divulgação de seus conteúdos para a comunidade catarinense e brasileira em geral.