(48) 3222-2580

Semana da Língua Alemã

Alemanha na sua Vida                                                       15247527-STANDARD

No começo do século XIX os primeiros imigrantes da Alemanha vieram para Brasil em busca de uma vida nova. Trouxeram seus costumes e sua língua, que até hoje influenciam a identidade cultural de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

De 23 a 29 de abril acontecerá em todo o Brasil a semana da língua alemã. Durante essa semana varias instituições da Suíça, Áustria e Alemanha ligadas à cultura e língua alemãs realizarão eventos, como palestras, mostras de filmes, exposições, etc., para apoiar o interesse pelo idioma.

“Ich spreche Deutsch” é uma campanha do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Santa Catarina. Existem, atualmente, 135 mil pessoas estudando a língua alemã no Brasil, um número pequeno para as infinitas possibilidades que a Alemanha tem a oferecer. Essa campanha parte do princípio que a língua alemã é uma poderosa ferramenta para o sucesso acadêmico e profissional.

O Instituto Carl Hoepcke atendendo a uma solicitação do Consulado Geral da Alemanha se integra ao programa e com as demais instituições realiza de 25 a 29 de abril a “Semana da Língua Alemã”.

Nesse período nossas atividades se concentrarão no Centro Cultural Ruth Hoepcke da Silva em Florianópolis e no Centro Cultural Casa de São Pedro na cidade vizinha de São Pedro de Alcântara, primeira colônia alemã de Santa Catarina.

037 Fachada ICH _ Tratada 194mb
Sede Florianópolis
DSCN2918 196MB
Sede São Pedro de Alcântara

 

 

 

 

 

 

 

Em Florianópolis a sede do ICH estará aberta à visitação. Os interessados poderão, durante a semana, frequentar as aulas de alemão; visitar a casa onde residiu o casal Aderbal Ramos da Silva e Ruth Hoepcke da Silva; ou fazer uma visita guiada ao Centro de Memória do ICH. As aulas de alemão nos níveis Iniciante, Intermediário, Avançado e Conversação serão abertas gratuitamente ao publico, sendo que as vagas são limitadas à capacidade física da sala e das turmas/horários já em andamento. Todas essas atividades serão oferecidas mediante inscrição e agendamento prévio pelo telefone (48)3222-2580.

Curso Livre de língua Alemã
Sala de aula
GAL_1555596
Sala do Piano
Centro de Memória
Centro de Memória

 

 

Em São Pedro de Alcântara também será franqueada a visitação ao Centro Cultural Casa de São Pedro, sendo que o agendamento deverá ser feito com o Sr. Daniel Silveira no telefone (48)3277-0151.

Dentro da “Semana da Língua Alemã” destacamos o dia 27 (quarta- feira) às 15:30 horas quando haverá a exibição do documentário “Deutschbrasilianer: estrangeiros no próprio país”, realizado pelo jornalista Thales Trench Camargo,  que já viveu interessantes experiências na Alemanha.

Sobre o documentário:

Thales Trench Camargo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo que esse documentário é resultado do seu trabalho de conclusão de curso.

O documentário aborda o cotidiano e a vida de quatro catarinenses descendentes de alemães durante o Estado Novo (1937-1945), objetivando reconstituir essa época através da história de vida de teuto-brasileiros. Os entrevistados são de diferentes cidades do estado que vivenciaram histórias curiosas que refletem o impacto da política de nacionalização e da Segunda Guerra Mundial na vida dos catarinenses.

Entrevistados:   Jutta Hagemann – Joinville

Ricardo Gottsmann – Florianópolis

Longino Clasen – São Pedro de Alcântara

Helga Springmann – Florianópolis

Após a apresentação do documentário o Jornalista Thales estará à disposição do publico para uma troca de ideias, inclusive sobre sua estada na Alemanha.