(48) 3222-2580

Visita do Sociólogo Lucas Voigt

O sociólogo Lucas Voigt esteve recentemente no Centro de Memória do Instituto Carl Hoepcke para doar à biblioteca da Instituição um exemplar de sua dissertação de Mestrado, “O ESPAÇO DE PRÁTICAS DO FOLCLORE “ALEMÃO” AUTÊNTICO NO BRASIL: Um Estudo de Sociologia da Cultura e das Elites”.

Conforme o autor, o trabalho “resulta em uma análise da sociogênese do espaço de práticas do folclore “alemão” no Brasil, visando reconstituir o contexto de surgimento e de desenvolvimento da prática do folclore “alemão”. Para tanto, identifica um conjunto amplo, diversificado e articulado de práticas e iniciativas, desenroladas após o Estado Novo (1937-1945), como parte de um esforço de rearticulação e de recomposição das elites do grupo étnico alemão no Brasil”.

 

Em 7 de junho de 2017, o agora mestre em Sociologia Política Lucas Voigt lançou o livro ‘O devir e os sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina’ , aqui no Centro Cultural do ICH.

 

O livro oferece uma reflexão sobre a relação entre memória e identidade, mostra-se uma leitura proveitosa aos estudiosos da memória e da cultura, bem como aos interessados pelo fenômeno da germanidade no Brasil.

A integra da dissertação de mestrado pode ser acessada pelo

link https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186102/PSOP0612-D.pdf

FALE CONOSCO

Nome
E-mail
Mensagem

LOCALIZAÇÃO